~notícias fresquinhas

~ Propostas CRIATIVAS para ...

~ Posters dos grupos para a...

~ trabalhos finais dos alun...

~ Colóquio do grupo de Econ...

~ Acessibilidades

~ Grupo de Economia e Inova...

~ Assembleia Jovem de Silve...

~ Relatórios de Março de 20...

~ Relatórios de Fevereiro d...

~ Agenda Cultural de Abril

~sótão

~ Junho 2008

~ Maio 2008

~ Abril 2008

~ Março 2008

~ Fevereiro 2008

~ Janeiro 2008

~ Dezembro 2007

~ Novembro 2007

~ Outubro 2007

~o que procuras?

 

~quantas visitas já temos?

Legally blonde tickets

~cidades criativas

~Sabias que...

...o nosso concelho tem cerca de 34000 habitantes e é o maior em área do Algarve?

~Conclusão:

há muito espaço em branco e dificuldade em preenchê-lo... para bom entendedor....

~visita o site da C.M.S.

Município de Silves

~visita o site da nossa escola!

Escola Secundária de Silves

~as nossas freguesias

Alcantarilha Armação de Pêra Tunes S.B. Messines Algoz S. Marcos da Serra Silves Pêra
E por aqui ouve-se: Rodrigo Leão - As Cidades

~tags

~ todas as tags

~Tagarelices... Deixa já a tua!


free polls Como classifica o conteúdo deste blog?
[Muito mau]
[Mau]
[Razoável]
[Bom]
[Muito Bom]

Quarta-feira, 12 de Dezembro de 2007

Reflexão pelo grupo da Cultura

A nível cultural a nossa cidade poderia investir em eventos com mais interesse.

 

Como pontos fracos podemos enumerar, entre outros:

- O Teatro Gregório Mascarenhas* está remodelado mas ainda não houveram nenhuns eventos, pelo que permanece fechado.

- A Casa da Cultura Muçulmana, poderia ser melhor aproveitada, com mais exposições e eventos mais dinâmicos.

- O Castelo está em obras; a sua entrada é cobrada, mas pensamos que, sendo este um monumento nacional deveria ser de entrada gratuita.

- A entrada no Museu de Arqueologia não deveria ser cobrada tanto para os habitantes como para os estrangeiros, pois nenhuns o visitam pelo facto de a entrada ser paga. Se esta fosse gratuita, talvez o Museu tivesse mais visitantes.

- O Festival da Cerveja, era um evento que atraía muitas pessoas de outros locais, porém, este ano, não se realizou, para tristeza tanto dos habitantes de Silves, como para os de outras cidades.

- A Biblioteca Municipal já foi inaugurada, continuando fechada para grande descontentamento da população.

 

Alguns dos pontos fortes:

- As Piscinas Municipais são uma infra-estrutura bastante valorizada por todas as faixas etárias, tanto pela pratica de natação como pelo ginásio, sauna, cabeleireiro, etc.…

- A Feira Medieval é um evento cultural que atrai bastantes pessoas e que enriquece bastante a cidade durante uma semana de Agosto, sendo este um dos eventos mais divulgadores da cidade.

 Feira Medieval, Agosto 2006, © António Baeta Oliveira

- Na Fissul são regularmente realizados ateliers e exposições a que a população pode aceder quando disponíveis.

 

Concluindo, a cidade de Silves tem um forte potencial cultural, mas não é bem aproveitada nesse sentido. Esperemos que a situação melhore num futuro próximo.

 

*EDIT: Teatro Gregório Mascarenhas, equivocamente designado por Teatro Municipal.
estamos: de férias
genialmente escrito por CriaXelb às 12:38
| a tua opinião faz a diferença! comenta! | adiciona-nos como favorito!
8 comentários:
De anónimo a 12 de Dezembro de 2007 às 21:28
Olá de novo desculpa alguma coisinha ma sá que repor as verdades apesar de reconhecer ao autor deste post boa vontade desconhece algumas coisas sobre Silves , eu gostaria d esaber onde fica o Teatro Municipal pois eu em Silve sNão conheço nenhum possivelmemte refere-se ao teatro Gregório Mascarenhas que foi inaugurado antes de acabado e lá está fechado há muitas casas dessas por isso esta fechado na spróximas eleições vai abrir veremos.Como muita coisa aqui inaugura-se em altura d eeleiçõe se fecha-se esperando pelas próximas o Cinema bom o Cinema esta fechado á uns 15 anos e axo que peco por defeito popis há muito mais ma scomo não quero enganar ninguem ponho só 15 anos é só para informar há muitas coisas que deconhecem era bom que se informassem melhor . Boa noite um Abraço
De CriaXelb a 13 de Dezembro de 2007 às 20:11
Pedimos desculpa pelo erro relativo à designação do Teatro GREGÓRIO MASCARENHAS. Edit realizado.

CriaXelb
De aisetapanho a 13 de Dezembro de 2007 às 21:01
Caro amigo Anónimo, com já se deve ter apercebido (como qualquer pessoa que consulte espaços com objectivo semelhante a este), este blog não se trata de um fórum de discussão política acerca da credibilidade dos autarcas dirigentes de qualquer conselho que seja. Tal como o autor do post desconhece algumas coisas sobre Silves (bem como de língua portuguesa – ver opção “Verificar Ortografia”, do lado esquerdo, ligeiramente abaixo da janela do comentário), o amigo, provavelmente também não se informou convenientemente acerca dos planos de abertura o teatro Mascarenhas Gregório, pois, foi comunicado a um órgão informativo da região, “pela dita senhora que todos nós sabemos”, que a abertura da infra-estrutura referida está programada e apenas faltam alguns ajustes nos equipamentos da sala…
Ainda quanto à referência do Cinema, este não fechou HÁ 15 anos, mas sim, HÁ 5, 6 anos. Porém, nada adjacente ao Cinema foi referido nesta reflexão.
Mas… como de certo já lhe foi aconselhado em outros actos de partilha de ideias, é sempre útil dirigirmo-nos aos órgãos responsáveis e contestar algo que seja de menos bom grado, na nossa opinião… Ora não é verdade? Talvez seja isso que toda esta equipa de jovens esteja a tentar fazer neste momento.

Cumprimentos, camarada.
De anónimo a 14 de Dezembro de 2007 às 22:24
Olà boa noite espero ter mais cuidado com o português pois eu não sou muito letrado mas ainda sei que A entre duas vogais se lê z mas passando à frente não é minha intenção fazer discussão politica nem aqui nem em lado algum , mas como politica é tudo o que se discute ou troca de ideias posso aceitar . Lamento desiludir o amigo do poste anterior mas 5 ou seis anos do cinema fechado deve estar a pensar nos anos que tinha là um bar e que fechou devido incêndio porque de cinema propriamente dito decerto que esta enganado . Mas tudo bem pois o que interessa aqui verdadeiramente é a vontade de alguém que tenta fazer discussão e dar contributo pela nossa Cidade que tanto precisa de nós principalmente dos mais novos e quanto a dita senhora pois vamos la andando e saúde para todos nós . Quanto a sugestão do corrector ortografico lamento desiludir o amigo mas se funcionasse era bem bom mas assim não presta não consegui corrigir alem de que na parte da pré-visualização ta correcto só que na parte de publicação ta uma desgraça os meus cumprimentos e um abraço a já agora umas boas festas.
De anónimo a 14 de Dezembro de 2007 às 22:28
Com as minhas desculpas é uma continuação pois não poderia deixar passar em branco o que disse referindo-de ao Teatro estar quase a abrir como foi dito pela senhora a um órgão de comunicação social.
Quantas vezes não foi dito pela senhora que o desasoreamento do rio arade ia comecar e até agora começou?
De CriaXelb a 14 de Dezembro de 2007 às 23:47
Gostaria de dizer sómente que, se por um lado é interessante verifcar que o trabalho destes pequenos provoca reacções nos nossos concidadãos, é importante não esquecer que o trabalho deles visa em primeiro lugar apreender a cidade e verificar que ela é acima de tudo uma construção de quem lá vive, e que cada um é de alguma forma responsável pelas coisas boas e más que por cá acontecem. Se eles são o futuro da cidade terão que se aperceber como ela é e como gostariam que fosse, de forma a torná-la sua . Por tudo isto seria mais interessante que este debate se centrasse mais nas potencialidades e no desenvolver de ideias que os ajudassem na proposta de estratégias de melhoria para a cidade com vantagens pra todos nós. Todas as ideias são bem vindas. Paula Torres
De Margarida Ramos a 15 de Dezembro de 2007 às 22:43
" a abertura da infra-estrutura referida está programada e apenas faltam alguns ajustes nos equipamentos da sala… "

Mais uma "não verdade", pois as verdades são duras e difíceis de aceitar mas o Teatro está com as portas fechadas porque falta pagar um bom dinheirinho ao empreiteiro e assim não é instalado o quadro eléctrico. Pois é, se queres ir ao teatro leva a candeia!

Prof. Margarida Ramos
De desconhecido a 15 de Dezembro de 2007 às 23:59
Parabéns pelo vosso trabalho e um bom Natal e um ano cheio de bons trabalhos e de fabulosas notas.

Gostaria de esclarecer duas coisinha mais, a biblioteca municipal ainda não foi inaugurada, quanto à não cobrança de bilhete em determinados locais a visitar não estou de acordo. Sempre paguei e continuarei a pagar para visitar museus, monumentos, exposições... , mas quero algo em troca. Quero um catálogo ou um bom panfleto ou uma visita guiada. Quero qualquer coisa que me instrua sobre o que estou a ver. Isso não acontece no Museu Municipal de Silves nem no Castelo, mas já perguntaram quem é o director(a) desse museu? Quem será o futuro director do futuro museu no castelo?
Seriam boas perguntas a serem colocadas ao vereador da cultura (Prof. Rogério Pinto). Todas as primeiras quartas-feiras de cada mês é feita uma reunião camarária aberta ao público, todos podem participar e colocar todas as questões.
Um abraço para todos.

Prof. Margarida Ramos

queremos saber o que pensas! comenta!