~notícias fresquinhas

~ Propostas CRIATIVAS para ...

~ Posters dos grupos para a...

~ trabalhos finais dos alun...

~ Colóquio do grupo de Econ...

~ Acessibilidades

~ Grupo de Economia e Inova...

~ Assembleia Jovem de Silve...

~ Relatórios de Março de 20...

~ Relatórios de Fevereiro d...

~ Agenda Cultural de Abril

~sótão

~ Junho 2008

~ Maio 2008

~ Abril 2008

~ Março 2008

~ Fevereiro 2008

~ Janeiro 2008

~ Dezembro 2007

~ Novembro 2007

~ Outubro 2007

~o que procuras?

 

~Sabias que...

...o nosso concelho tem cerca de 34000 habitantes e é o maior em área do Algarve?

~Conclusão:

há muito espaço em branco e dificuldade em preenchê-lo... para bom entendedor....

~visita o site da C.M.S.

Município de Silves

~visita o site da nossa escola!

Escola Secundária de Silves

~as nossas freguesias

Alcantarilha Armação de Pêra Tunes S.B. Messines Algoz S. Marcos da Serra Silves Pêra

~tags

~ todas as tags

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2007

Reflexão do grupo do Ambiente

Em Silves, a nível do ambiente já podemos tirar algumas conclusões.

A nível da Qualidade da Água, Silves possui uma estação de tratamento de águas que funciona em condições deploráveis. Apesar das várias queixas feitas pelos cidadãos, a água que provém da estação vem cheia de espuma, de resíduos tóxicos e poluentes que desaguam no rio, invadindo também esgotos e sarjetas.

 

              

 

Esta situação poderia ser amenizada ou até mesmo extinta, supervisionando melhor a estação, tornando eficaz a legislação no que diz respeito à aplicação de coimas e também com a utilização de filtros na canalização da estação de modo a que a água esteja minimamente tratada e em condições para ser lançada para o rio, sem o poluir e sem destruir ecossistemas. Uma outra observação que também não queríamos deixar de realçar é o facto da necessidade que o rio tem em ser desassoreado já que isso diminuirá a probabilidade de uma cheia ocorrer.

A nível do Ar, o maior responsável pela poluição atmosférica em Silves é o tráfego automóvel, sendo a zona mais afectada o centro da cidade. Apesar dos níveis de monóxido de carbono não serem tão elevados como em algumas cidades de Portugal, têm vindo a aumentar e se continuarem a aumentar poderão transformar-se num grande problema.

         O Tráfego Automóvel em Silves não só é responsável pela poluição atmosférica como também pela poluição sonora, sendo o centro da cidade também o mais afectado.

Uma das soluções que poderíamos aplicar para que ambos os problemas se resolvessem era adoptar a ideia de Coimbra. Em Coimbra, decidiu-se construir parques de estacionamento na periferia da cidade e o bilhete desse parque serviria para andar em todos os transportes públicos da cidade. Assim, diminuir-se-ia significativamente o tráfego dentro da cidade.

        Outra medida inovadora para reduzir a poluição atmosférica é a construção de jardins nos telhados. Com a construção de jardins nos telhados, a concentração de oxigénio iria aumentar e a de dióxido de carbono diminuir.

         Concluindo esta nossa reflexão, queríamos também destacar a falta de civismo das pessoas em Silves. Várias vezes nos deparamos com lixo espalhado no chão perto de contentores e também longe deles. Para além disto ter um impacto visual negativo, polui muito os solos e possíveis lençóis freáticos, polui também o ar já que o lixo na maior parte das vezes é inorgânico, este que leva milhares de anos a desaparecer.

      Apelamos assim para o bom senso das pessoas e para a reciclagem. Apesar de cada vez mais existirem campanhas promotoras dos quatro R's, ainda estamos a muitos anos luz de uma mudança significativa de mentalidades!

 

                     

estamos:
e apetece-nos ouvir: Jingle bells
genialmente escrito por CriaXelb às 20:22
| adiciona-nos como favorito!
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres