~ Propostas CRIATIVAS para ...
~ Posters dos grupos para a...
~ trabalhos finais dos alun...
~ Colóquio do grupo de Econ...
~ Grupo de Economia e Inova...
~ Assembleia Jovem de Silve...
~ Relatórios de Março de 20...
~ Relatórios de Fevereiro d...
Em Silves, a nível do ambiente já podemos tirar algumas conclusões.
A nível da Qualidade da Água, Silves possui uma estação de tratamento de águas que funciona em condições deploráveis. Apesar das várias queixas feitas pelos cidadãos, a água que provém da estação vem cheia de espuma, de resíduos tóxicos e poluentes que desaguam no rio, invadindo também esgotos e sarjetas.
Esta situação poderia ser amenizada ou até mesmo extinta, supervisionando melhor a estação, tornando eficaz a legislação no que diz respeito à aplicação de coimas e também com a utilização de filtros na canalização da estação de modo a que a água esteja minimamente tratada e em condições para ser lançada para o rio, sem o poluir e sem destruir ecossistemas. Uma outra observação que também não queríamos deixar de realçar é o facto da necessidade que o rio tem em ser desassoreado já que isso diminuirá a probabilidade de uma cheia ocorrer.
A nível do Ar, o maior responsável pela poluição atmosférica em Silves é o tráfego automóvel, sendo a zona mais afectada o centro da cidade. Apesar dos níveis de monóxido de carbono não serem tão elevados como em algumas cidades de Portugal, têm vindo a aumentar e se continuarem a aumentar poderão transformar-se num grande problema.
O Tráfego Automóvel em Silves não só é responsável pela poluição atmosférica como também pela poluição sonora, sendo o centro da cidade também o mais afectado.
Uma das soluções que poderíamos aplicar para que ambos os problemas se resolvessem era adoptar a ideia de Coimbra. Em Coimbra, decidiu-se construir parques de estacionamento na periferia da cidade e o bilhete desse parque serviria para andar em todos os transportes públicos da cidade. Assim, diminuir-se-ia significativamente o tráfego dentro da cidade.
Outra medida inovadora para reduzir a poluição atmosférica é a construção de jardins nos telhados. Com a construção de jardins nos telhados, a concentração de oxigénio iria aumentar e a de dióxido de carbono diminuir.
Concluindo esta nossa reflexão, queríamos também destacar a falta de civismo das pessoas em Silves. Várias vezes nos deparamos com lixo espalhado no chão perto de contentores e também longe deles. Para além disto ter um impacto visual negativo, polui muito os solos e possíveis lençóis freáticos, polui também o ar já que o lixo na maior parte das vezes é inorgânico, este que leva milhares de anos a desaparecer.
Apelamos assim para o bom senso das pessoas e para a reciclagem. Apesar de cada vez mais existirem campanhas promotoras dos quatro R's, ainda estamos a muitos anos luz de uma mudança significativa de mentalidades!